Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bom Proveito

Bom Proveito

Será a Igreja uma gaiola?

03
Set19

tolentino.jpg

Tolentino Mendonça, nomeado ontem Cardeal, foi convidado por Francisco para pregar o retiro de Quaresma da Cúria Romana, em 2018, subordinado ao tema "O Elogio da Sede". "Obrigado por nos ter recordado que a Igreja não é uma gaiola para o Espírito Santo, que o Espírito voa também fora e trabalha", disse o Papa após o retiro, acrescentando: " (...) com as citações e as coisas que o senhor nos disse, fez-nos ver  como [o Espírito Santo] trabalha nos não-crentes, nos ´pagãos´, nas pessoas de outras confissões religiosas." Já muita especulação correu a propósito desta escolha. Basta folhear os media.

As interpretações desta nomeação são múltiplas. Tanta tinta que de nada serve se se entender o que Francisco reconheceu ser o Espírito Santo. Não cabe nas estreitas leituras das cassandras da nossa praça. Isto é o mesmo que dizer que a Igreja tem uma natureza à qual passa ao lado muito do que se diz e opina. A quem interessa o que é a Igreja?

E a Igreja o que é? Quem me diz?

A Igreja interessa à nossa sociedade se o tema são escândalos, sexo e estratégias de poder. Tudo o mais, e que é afinal o que importa, é desinsteressante, não vende.

O sustento da Igreja é, como reconhece Francisco, o Espírito Santo. Que sopra onde quer e como quer. Tudo o mais é folklore e macacadas. O sustento da Igreja está na Misericórdia que precisa de nós para cuidar dos pobres dos mais pobres.

Salvar o homem com o sound beat do Espírito é o que nos pode dar um Bom Proveito!

Do Evangelho que é lido hoje nos quatro cantos do mundo, Jesus diz: " O Espirito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos Pobres; enviou-me a proclamar a liberdade aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos...". Fora de Gaiolas e joguinhos...

 

Exortai-vos cada dia uns aos outros,
até ao dia que se chama «Hoje» (Hebr 3, 13)